E PLURIBUS

Camisola Principal Benfica 23/24

EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL 2024

Tomás Araújo renova contrato


 

Tomás Lemos Araújo, defesa-central de 18 anos (16.05.2002), renovou contrato com o Sport Lisboa e Benfica.

"Tem sido um trajeto brilhante, não só da minha parte, mas também das equipas onde me tenho integrado. O facto de termos conquistado dois Campeonatos Nacionais [Iniciados e Juvenis] é um extra e sinto que o meu trabalho está a ser recompensado", revelou, em declarações à BTV.

Tomás Araújo vive a 5.ª época a competir pelo Clube, está no Benfica desde 2016/17, tendo, antes disso, representado os minhotos do Palmeiras FC, da AF Braga. Na primeira temporada de águia ao peito, o defesa-central sagrou-se Campeão Nacional de Iniciados.

Tomás Araújo Benfica Renovação Contrato

Em 2019/20 participou em 16 jogos no Campeonato Nacional de Juniores e em duas partidas na UEFA Youth League – competição que, reconhece, beneficia a evolução dos atletas.

"Na UEFA Youth League encontramos equipas com um nível de qualidadeintensidade e agressividade muito elevado. Isso ajuda bastante no nosso crescimento", analisou Tomás Araújo.

Nesta temporada (2020/21), o ainda júnior já se estreou na II Liga. A 19 de setembro de 2020, Tomás Araújo foi uma das opções do Benfica B diante do Casa Pia. Um desafio que viria a terminar com um resultado de 0-6 a favor das águias.

"Tanto nos Sub-23 como na equipa B encontramos jogadores muito mais cultos taticamente e muito mais adultos em campo. É normal que ao início se sinta um pouco de dificuldade devido à nossa idade, mas com o tempo adaptamo-nos bem. Estamos no Benfica e temos qualidade suficiente para crescermos ainda mais", vincou Tomás Araújo, jogador que se destaca também no plano escolar, conseguindo regularmente uma média de notas bastante elevada e constando regularmente no quadro de honra da escola que frequenta.

Tomás Araújo Benfica Renovação Contrato

Ao todo, até este momento, são 23 jogos ao serviço do Sport Lisboa e Benfica em 2020/21 (16 para a II Liga e sete na Liga Revelação) e um golo apontado. O remate certeiro aconteceu na 16.ª jornada da II Liga. O desafio contra a Académica terminou com um empate (2-2), e o defesa-central apontou um golo e foi eleito o "Man of the Match".

"Para estarmos no Benfica temos de ter qualidade e temos de acreditar em nós. Esta renovação é o exemplo de que o Benfica também acredita em nós, é um meio para crescermos e estarmos mais perto da equipa A. Esse é o nosso grande objetivo e isto é só mais um motivo para continuar o meu trabalho", enfatizou o defesa-central, um dos capitães da geração de 2002, papel que lhe é reconhecido pelo Clube e colegas de equipa.

Aos 18 anos, com forte personalidade, bastante focado em competição, muito competente em vários aspetos do desempenho desportivo, com forte sentido de segurança e estabilidade, mesmo em contextos de adversidade, Tomás Araújo totaliza 44 internacionalizações à data desta renovação, somadas em todas as seleções jovens portuguesas entre os Sub-14 e os Sub-19.

ZONA DE AVALIAÇÃO

LUÍS ARAÚJO (treinador dos Juniores do SL Benfica): "Exímio executante do início de construção"

"O Tomás Araújo é um jogador fisicamente muito preparado, com uma velocidade de deslocamento muito acima da média para a posição em que joga. Defensivamente é muito sólido em todas as ações. No entanto, onde se destaca de forma diferenciada de outros defesas-centrais da sua idade é na sua excelente capacidade técnica, que, juntamente com uma boa leitura de jogo, o faz um exímio executante do início de construção."

Tomás Araújo Benfica Renovação Contrato

MIGUEL COSTA (coordenador do Departamento de Prospeção SL Benfica do distrito de Braga): "Era claramente melhor que todos os outros da sua idade"

"Enquanto coordenador, e após indicação dos nossos colaboradores, observei-o pessoalmente pela primeira vez em março de 2015. Fiquei impressionado com a sua qualidade, destacava-se bastante, principalmente tendo em conta o contexto em que estava. Era claramente melhor que todos os outros da sua idade: com muita qualidade técnica, com rendimento e margem de progressão. Foi campeão distrital nessa época e na seguinte, tendo sido o melhor marcador da sua equipa, com mais de 30 golos, apesar de jogar a defesa-central. A sua ida ao agora denominado Benfica Campus tornou-se urgente e a família do Tomás foi exemplar e cooperativa durante esse processo. O atleta treinou no Seixal e viria a integrar o Benfica Campus em 2016. Até hoje, o Tomás confirmou todos os indicadores que lhe foram identificados desde início: inteligência e nível cognitivo elevadíssimos, com grande potencial para aprender e evoluir."


Comentários

Modalidades Benfica Recomenda

Mensagens populares deste blogue

Sub-17 sagram-se tricampeãs distritais

Segunda metade penalizadora

Benfica volta a vencer o Prémio Assistências