Vêm aí as escaldantes meias-finais do 'play-off'
Restam quatro equipas nas meias-finais do ‘play-off’ do Campeonato Placard, repetentes Benfica, FC Porto, Sporting e OC Barcelos, os primeiros classificados da fase regular, mas o caminho rumo ao título é mais longo em relação aos quartos, com apuramento à melhor de cinco jogos, que se iniciam no sábado em Lisboa. O Benfica recebe o campeão FC Porto, na reedição da última final, enquanto o Sporting é o anfitrião do OC Barcelos.
Em cinco jogos, o Benfica só venceu o FC Porto na Supertaça, perdendo a Elite Cup em termos de títulos. Na fase regular do Campeonato Placard, as derrotas com o campeão nacional não comprometerem a liderança da tabela ao fim de 26 jornadas, mas a saída de cena na Liga dos Campeões deitou a perder a luta pelo troféu. Acabou conquistado pelo FC Porto, cumprindo um objetivo da temporada, talvez o maior, enquanto o Benfica ainda procura uma vitória que faça a diferença e resta o título nacional em falta desde 2015/16.
O universal do Benfica, Roberto Di Benedetto, cujo irmão é o não menos famoso portista Carlo Di Benedetto, desvalorizou os resultados desta temporada, defendendo que o contador «volta ao zero» no ‘play-off’ e garantindo a motivação do grupo para atingir a final. O irmão também reconheceu «uma eliminatória completamente diferente», mas recordou que o FC Porto «já provou que é capaz de ganhar na Luz» e apresenta-se confiante.
A «alguma vantagem psicológica» do FC Porto, cuja época irregular foi coroada pelo título europeu depois de ganhar a Benfica, Barcelona e Valongo, junta-se alguma turbulência na nau benfiquista, desde logo com o treinador Nuno Resende acossado por rumores de despedida no final da época e com um substituto já apontado, o antigo sportinguista Paulo Freitas, agora ao leme do OC Barcelos.
Sem esquecer o ataque ao profissionalismo do defesa/médio Edu Lamas, colocado em causa por ter sido dispensado do Benfica no final da época e estar comprometido com o FC Porto para 2023/24. A limitação de estrangeiros poderá dar oportunidade ao Benfica para evitar a controvérsia provocada por adeptos, afastando-o de alguns jogos, mas fonte do clube recusa a ideia liminar de uma participação vetada à partida, até porque não são poucos os jogos e, com a lesão de Daniel ‘Poka’ Oliveira, restam Nil Roca e Diogo Rafael para a posição, reforçada pelo universal Roberto Di Benedetto.
Também Sporting e OC Barcelos se preparam para o sexto confronto nesta temporada (transmitido por A Bola TV), o último dos quais favorável ao anfitrião nas meias-finais da Taça de Portugal. O clube de Alvalade ganhou três duelos e empatou dois, em Barcelos, o que motivou a opinião do sportinguista João Souto de que o fator casa não é suficientemente decisivo.
«É muito importante entrar bem em nossa casa. Apesar de não termos perdido nenhuma vez nas deslocações a Barcelos na presente temporada, também nunca conseguimos sair de lá com a vitória na mão. Temos de ganhar em casa, mas também temos capacidade para vencer em Barcelos», justificou o avançado, para quem «os detalhes serão decisivos».
Na baliza do Sporting ainda não estará o capitão Ângelo Girão, a cumprir jogo de castigo pela Taça de Portugal.
Calendário das meias-finais:
Jogo 1
- Benfica-FC Porto, 20 de maio, 15.00h
- Sporting-OC Barcelos, amanhã, 15.00h
Jogo 2
- FC Porto-Benfica, 24 de maio, 20.00h
- OC Barcelos-Sporting, 24 de maio, 20.00h
Jogo 3
- Benfica-FC Porto, dia 28, 12.00h
- Sporting-OC Barcelos, dia 28, 15.00h
Jogo 4*
- FC Porto-Benfica, 1 de junho, 20.00h
- OC Barcelos-Sporting, 31 de maio, 20.00h
Jogo 5*
- Benfica-FC Porto, 4 de junho, 15.00h
- Sporting-OC Barcelos, 4 de junho, 15.00h
* se necessários
Comentários
Enviar um comentário
obrigado pelo seu comentário !!!
Siga-nos no Facebook!!! https://www.facebook.com/benficaglorios/ ☚ Visita