A transpiração e a luta agarraram os oitavos!
Capacidade de luta desde o primeiro ao último minuto e muita transpiração foram o sustento de um empate (0-0) frente ao Toulouse que permitiu ao Benfica, na 2.ª mão do play-off, assegurar a presença nos oitavos de final da Liga Europa. Nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, no Estádio de Toulouse, as águias sentiram a pressão francesa, que esbarrou sempre, em última instância, na qualidade e segurança de Trubin.
Com os regressos de António Silva e Di María ao onze, nos lugares de Tomás Araújo e Tiago Gouveia, isto olhando para o que foi a equipa apresentada por Roger Schmidt no duelo frente ao Vizela (6-1), para a Liga Betclic, o Benfica encontrou uma formação francesa abnegada na procura de inverter o resultado (2-1) averbado no Estádio da Luz, na semana anterior.
O Toulouse, pressionante, tentou encostar o Benfica ao seu reduto, porém, o assédio inicial foi sendo rebatido com a gestão da posse de bola dos lisboetas, que procuraram atacar com variações de flanco, sem que os dois corredores fossem conquistados.
A primeira grande oportunidade para marcar pertenceu precisamente ao Benfica. Aos 24', Neres conseguiu furar pela esquerda, superar a marcação direta de dois defensores, e assistiu Rafa. Este, na área, rematou em arco com a bola a sair ao lado da baliza de Restes.
A pressão inicial dos franceses tinha perdido força e, aos 33', as águias voltaram a levar o perigo para as redes contrárias. Bah cruzou na direita do ataque, Tengstedt ao primeiro poste não conseguiu a emenda, e Di María, ao segundo poste, desviou a bola com a ponta da bota esquerda, levando-a a passar rente ao poste esquerdo da baliza do Toulouse. Que oportunidade!
O Benfica procurava os momentos ofensivos sem colocar em causa a segurança defensiva e continuava a manter a estratégia delineada. Após um dos muitos momentos em que se ouviu o apoio incessante dos milhares de Benfiquistas presentes no Estádio de Toulouse, os encarnados estiveram de novo perto de marcar, desta feita aos 45'+1'.
Primeiro foi Tengstedt, que, após cruzamento de Di María, não conseguiu finalizar convenientemente. Na sequência do lance e de nova tentativa de cruzar por parte de Rafa, foi António Silva, a passe de Di María, a surgir na cara de Restes. O defesa-central, como se de um avançado se tratasse, isolou-se e atirou para uma excelente defesa do guardião do Toulouse, quando este saiu de entre os postes. O intervalo chegou com um nulo, e após uma primeira metade em que o Benfica esteve mais próximo de marcar.
Roger Schmidt lançou Álvaro Carreras e Arthur Cabral nos lugares de Morato e Tengstedt no arranque da etapa complementar. Paulatinamente, entrou-se num período de maior assédio francês às redes defendidas por Trubin.
A arriscar tudo na procura do golo, o Toulouse ameaçou, mostrando-se perigoso nas disputas de bola pelo ar. O cabeceamento de Spierings, ao lado, aos 55', foi um bom exemplo disso. Aos 61' foi a vez de Nicolaisen atirar por cima, também de cabeça.
Aos 65' foi Dallinga, em clara posição irregular – não assinalada –, a cabecear ao poste direito da baliza das águias, que, no minuto seguinte, viram um Trubin em grande nível. O guardião internacional ucraniano parou, com a mão direita, um desvio à queima-roupa de Nicolaisen.
Já com Aursnes em campo – entrou aos 68' para o lugar de Neres –, Di María desmarcou Bah na direita do ataque e o cruzamento deste por pouco que não encontrou a cabeça do internacional norueguês, isto aos 71'.
Com dificuldades em explanar o seu futebol, devido à pressão francesa, coube a Aursnes um momento de grande perigo. Aos 84', o médio, junto à linha do meio-campo, tentou surpreender Restes com um chapéu, mas a bola saiu ligeiramente ao lado.
Kökcü, aos 85', foi a última cartada de Roger Schmidt no jogo, no lugar de Di María, porém coube a outro centrocampista, no caso do Toulouse, a derradeira finalização perigosa no encontro. Aos 90'+2', Sierro obrigou Trubin a nova intervenção de classe, segurando assim o nulo e o respetivo apuramento para os oitavos de final da Liga Europa.
O Benfica conhece o oponente na próxima ronda da prova nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, às 11h00, um sorteio em que as águias não são cabeças de série.
No domingo, 25 de fevereiro, às 18h00, no Estádio da Luz, o Benfica recebe o Portimonense, em encontro referente à 23.ª jornada da Liga Betclic.
Comentários
Enviar um comentário
obrigado pelo seu comentário !!!
Siga-nos no Facebook!!! https://www.facebook.com/benficaglorios/ ☚ Visita