E PLURIBUS

Camisola Principal Benfica 23/24

EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO 2024

Liga Betclic: raio-X do Sporting-Benfica


Benfica visita o Estádio

José Alvalade às 20h30 deste sábado, 6 de abril, para o dérbi frente ao Sporting, da 28.ª jornada da Liga Betclic. Esta será a 90.ª vez que os dois rivais lisboetas se enfrentam no reduto leonino, para o Campeonato.

O histórico aponta a uma vantagem do Benfica, que regista 34 vitórias e 22 empates. A superioridade dos encarnados na condição de visitante ganha dimensão nos 10 últimos dérbis disputados na casa dos leões para a competição: quatro vitórias e cinco empates.

Nesta temporada (2023/24), as duas equipas já se enfrentaram em três ocasiões. Nas contas da Liga Betclic (11.ª jornada), o Glorioso venceu por 2-1 na 1.ª volta, com uma reviravolta épica que teve golos assinados por João Neves e Tengstedt na reta final.

Di María

Primeiro e segundo classificados da Liga Betclic, Sporting e Benfica são dois dos coletivos com maior percentagem de posse de bola entre os que disputam a competição (58,5% e 58,4%, respetivamente) e surgem com frequência nas posições cimeiras dos diversos parâmetros analisados pela plataforma Wyscout.

Com 61 golos somados, a equipa comandada por Roger Schmidt vai enfrentar um adversário que tem o melhor ataque do Campeonato (77 golos) e que marcou em todos os jogos que disputou na prova. Estes números ilustram uma maior eficácia dos leões comparativamente com as águias, que contabilizam mais remates (432 contra 402) e maior percentagem de acerto na baliza (42,6% contra 42,3%).

João Neves

Ao nível do passe, os números ilustram uma tendência estratégica semelhante das duas equipas. Com 14 901 tentativas, o Benfica lidera esse ranking particular, seguido de perto pelo Sporting, com 13 324. Na eficácia de passe, os dois conjuntos repetem as mesmas posições, com 86,6% para as águias e 86,4% dos leões.

construção de jogo paciente e trabalhada faz com que as duas equipas sejam as que mais acertam passes para o terço final, com nova vantagem para os encarnados (79% de precisão contra 74,6%), e as que menos recorrem a passes longos entre as 18 que disputam a Liga Betclic: 1036 para o Benfica e 976 para o Sporting.

Rafa

O reconhecido talento individual dos jogadores também entra em campo no dérbi, com as águias a deterem o estatuto de equipa que mais recorre ao drible com ligeira vantagem sobre os leões (898 contra 891).

No que diz respeito à finalizaçãoRafa é o melhor marcador do Benfica na Liga Betclic, com 12 remates certeiros, secundado por Di María (8). Do lado dos verdes e brancos, Gyökeres destaca-se com 22 golos.

No ranking das assistênciasRafa posiciona-se como o jogador com mais passes para golo na prova (11), sendo acompanhado de perto por Neres (8), entre os encarnados. No rival, neste particular, Pedro Gonçalves (10) e Gyökeres (9) evidenciam-se.

No capítulo defensivo, o Benfica chega à 28.ª jornada da Liga Betclic com 21 golos sofridos contra os 26 do Sporting. Porém, os verdes e brancos levam pequena vantagem sobre os encarnados nos duelos defensivos (61,7% contra 60,3%) e nos duelos aéreos ganhos (48,9% contra 44,9%).

Florentino

Na última partida válida para a Liga Betclic (27.ª jornada), na qual o Benfica venceu o Chaves por 1-0, Roger Schmidt lançou um onze formado por Trubin, Bah, Tomás Araújo, Otamendi, Aursnes, Florentino, João Neves, Di María, Neres, Rafa e Arthur Cabral.

Por sua vez, Rúben Amorim apostou num 3x4x3 com Israel, St. Juste, Diomande, Matheus Reis, Geny, Morita, Daniel Bragança, Nuno Santos, Trincão, Gyökeres e Paulinho, na vitória do Sporting por 1-2 diante do Estrela da Amadora.

Comentários

Modalidades Benfica Recomenda

Mensagens populares deste blogue

Sub-17 sagram-se tricampeãs distritais

Segunda metade penalizadora

Benfica volta a vencer o Prémio Assistências