E PLURIBUS

Camisola Principal Benfica 23/24

EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 10 DE MAIO 2024

Mais um passo firme


 

O Benfica aproximou-se do objetivo de revalidar o título de campeão nacional de futebol feminino ao ultrapassar o Länk Vilaverdense neste sábado, 27 de abril, no Benfica Campus, por 4-0, com golos de Francisca Nazareth (2), Ana Seiça e Carole Costa, na antepenúltima ronda da Liga BPI.

O adversário era o lanterna-vermelha, mas, por isso mesmo, uma equipa muito necessitada de pontos, o que levou Filipa Patão a pedir às suas jogadoras que não facilitassem e fossem competentes desde o apito inicial, conforme tinha dito na antevisão.

E assim foi. As encarnadas entraram a todo o gás, e aos 2' já a bola estava a cumprimentar o poste esquerdo da baliza das visitantes. Incursão de Chandra Davidson pelo lado direito da área, o centro atrasado para Francisca Nazareth, e o remate desta a ser travado pelo ferro.

Benfica-Länk VilaverdenseA os 4', a bola entrou mesmo. Ana Seiça foi à linha de fundo do lado esquerdo e cruzou para a área, onde Lúcia Alves ganhou um ressalto e aproveitou para fazer balançar as redes. O VAR demorou largos minutos e descortinar uma mão da benfiquista na bola e anulou o golo. O Benfica continuou a carregar e conseguiu mesmo inaugurar o marcador aos 10'. Um canto batido pela direita, a defesa afastou a bola para fora da área, onde apareceu Andreia Faria a encher o pé. O remate encontrou Laís Araújo no retângulo de rigor, e a bola sobrou para Francisca Nazareth fazer o 1-0.

Benfica-Länk VilaverdenseUm golo importante que devolvia o Benfica ao topo da classificação. Isto porque, num jogo que começou à mesma hora no Funchal, o Sporting já ganhava ao Marítimo, encontrando-se circunstancialmente no 1.º lugar. A partir daqui, deixou de ser relevante o que se passava na Madeira.O jogo permanecia de sentido único, com sucessivas vagas do ataque encarnado. Uma das mais flagrantes aconteceu aos 24', quando Lúcia Alves armou um remate do meio da rua que fez estremecer a barra da baliza visitante.

Aos 37', o Länk Vilaverdense deu um ar da sua graça, lançando Nhu num contra-ataque venenoso estancado por Ana Seiça. E aos 39', um livre direto batido de muito longe forçou Rute Costa a uma grande defesa.

A resposta foi demolidora. Andrea Falcón foi à linha de fundo do lado esquerdo, centrou atrasado para Francisca Nazareth no coração da área, que, ao contornar a guarda-redes, ainda foi derrubada por esta, mas, mesmo em queda, teve recursos suficientes para atirar para o 2-0 aos 40'.

Benfica-Länk VilaverdenseNos poucos minutos que sobejavam até ao intervalo, a toada não se alterou, com o Benfica a remar no sentido da baliza do Länk Vilaverdense, mas também o resultado não viria a conhecer alterações.Na segunda parte, Pauleta sofreu logo aos 47' um toque que a deixou fora de combate, saindo pelo seu pé, mas muito queixosa. A substituição foi retardada, enquanto se percebia se ainda dava para voltar ao jogo, mas preferiu-se não correr riscos. Para o lugar da capitã entrou Anna Gasper aos 55'.

No mesmo minuto, Francisca Nazareth tinha atirado ao ferro. Na zona da marca de penálti, dominou uma bola e, à meia-volta, chutou rasteiro ao poste esquerdo.

Até que aos 64' o Benfica conseguiu mesmo ampliar a vantagem. De Anna para Ana. O canto batido do lado direito por Gasper encontrou a cabeça de Seiça pouco atrás da linha da pequena área com via aberta para o 3-0.

À passagem do minuto 69, foi a vez de o Länk Vilaverdense ver um golo anulado por posição irregular. A equipa de arbitragem deixou seguir o lance, um contra-ataque em que Nhu beneficiou do fora de jogo para se isolar e desfeitear Rute Costa, mas o VAR anulou o tento.

Benfica-Länk VilaverdenseDois minutos depois, a resposta encarnada veio também sob a forma de golo anulado. Considerou-se que Marta Cintra, entretanto entrada para o lugar de Chandra Davidson, carregou uma defensora no momento em que saltou para o cabeceamento vitorioso.A um quarto de hora do final, um momento especial: o regresso de Valéria Cantuário após uma longa ausência de 15 meses. Foi Andrea Falcón quem cedeu o seu lugar.

As Inspiradoras tinham a vitória na mão, mas continuaram a remar no sentido da baliza à guarda de Lu. Aos 81', a bola foi ao ferro pela 4.ª vez. Foi Marta Cintra, lançada por Francisca Nazareth, que entrou na área pelo lado esquerdo e atirou ao poste mais distante. Aos 85'Francisca Nazareth rematou de pé esquerdo, da meia-lua, com Lu a negar o hat-trick à benfiquista.

Benfica-Länk VilaverdenseFoi preciso esperar até ao último minuto de compensação para que o cântaro, que tantas vezes estava a ir à fonte, deixasse lá a asa. Mais um canto teleguiado de Anna Gasper, desta vez para a cabeça de Carole Costa, que fechou as contas do encontro num 4-0 que a treinadora encarnada consideraria que pecou por escasso face às oportunidades criadas. Depois desta partida, que teve a Plug4Us.com como Match Day Sponsor (MDS), o Benfica volta a jogar na quarta-feira, dia 1 de maio, às 17h45, no Estádio do Restelo, onde discutirá com o Sporting a final da Taça da Liga.

Declarações Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Foi um jogo em que nós sabíamos que tínhamos de entrar competentes, tínhamos de fazer golos. Pecámos novamente na escassez para aquilo que produzimos, continuamos a ter de trabalhar muito as situações de finalização, porque, claramente, estamos a falhar mais do que estamos a acertar, tendo em conta o número de oportunidades que criamos, mas faz parte, e nós vamos ter de continuar a melhorar. Não estamos perfeitos, porque nós queremos ser melhores todos os dias, há, sim, um objetivo cumprido, os três pontos, que era o mais importante para nós, jogo a jogo, e na próxima quarta-feira já temos mais um. [O regresso de Valéria Cantuário, ausente desde janeiro de 2023] Todas as jogadoras fazem falta, e nós gostamos de ter o grupo todo junto, o grupo todo unido, e é mais uma jogadora que nos vem aqui ajudar nesta fase final da época. Estamos muito, muito, felizes por ela. É uma lesão sempre muito dolorosa para as jogadoras que passam muito tempo fora do campo, e quando regressam é um conforto e um aquecer para os nossos corações saber que elas vêm bem. A Valéria encontra-se bem e vai, com toda a certeza, também ajudar-nos nesta caminhada que nos falta, portanto, os meus parabéns para ela, para toda a equipa que a ajudou sempre. Os diferentes departamentos do Benfica ajudam sempre estas jogadoras a virem da melhor forma possível deste tipo de lesões. [A lesão de Pauleta] À partida não será nada de grave, não sabemos, terá de ser reavaliada, ainda assim não quisemos correr riscos e por isso mesmo é que fizemos a substituição, mas vamos aguardar agora para ver a extensão da lesão. Ainda assim, estamos confiantes em que não seja nada de grave."

Benfica-Länk VilaverdenseValéria Cantuário (média do Benfica): "Sinto-me muito feliz por todo o apoio que recebi dos adeptos, da equipa técnica, que sempre acreditou no meu trabalho e no meu potencial para eu estar de volta, e hoje voltei! Estou muito feliz, para continuar para as próximas finais que vêm aí, para que nos possamos sagrar campeãs em todas. Trabalho diariamente para poder estar entre as convocadas e, mesmo não estando, vou estar sempre a apoiar a minha equipa. Temos três provas para decidir, mas é uma final de cada vez, hoje foi uma, quarta-feira vai ser outra, e acredito muito no trabalho que vimos fazendo, e, quem sabe?, faremos uma campanha histórica neste ano."

Benfica-Länk Vilaverdense

Benfica-Länk Vilaverdense
4-0
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica
Rute Costa, Lúcia Alves (Catarina Amado, 55'), Ana Seiça, Carole Costa, Laís Araújo, Pauleta (Anna Gasper, 55'), Andreia Faria (Lara Martins, 66'), Andreia Norton, Andrea Falcón (Valéria Cantuário, 74'), Francisca Nazareth e Chandra Davidson (Marta Cintra, 66')
Suplentes
Carolina Vilão, Sílvia Rebelo, Catarina Amado (55'), Anna Gasper (55'), Valéria Cantuário (74'), Marta Cintra (66'), Marie Alidou, Lara Martins (66') e Nycole Raysla
Onze do Länk Vilaverdense
Lu, Sophia Ferreira, Carol Machado (Lau Machado, 72'), Kayla Mingachos, Laura (Magui, 76'), Nhu (Yara, 88'), Joyce, Natalie Cook (Edu, 88'), Maria, Dutra e Gabi
Suplentes
Sofia Barroso, Sofia Bernardo, Lau Machado (72'), Magui (76'), Francisca Ferreira, Maria Faria, Maria Albergaria, Edu (88') e Yara (88')
Ao intervalo2-0
Golos
Benfica: Francisca Nazareth (10' e 40'), Ana Seiça (64') e Carole Costa (90'+4')


Comentários

Modalidades Benfica Recomenda

Mensagens populares deste blogue

Sub-17 sagram-se tricampeãs distritais

Segunda metade penalizadora

Benfica volta a vencer o Prémio Assistências