E PLURIBUS

Camisola Principal Benfica 23/24

EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO 2024

Consistência premiada com bilhete para a final


 

Taça Hugo dos Santos
Meias-finais
RESULTADO FINAL
Sporting66
Benfica73
1.º Q2.º Q3.º Q4.º Q
12-2032-4651-6166-73

Num duelo em que esteve na dianteira durante quase todos os 40 minutos, o Benfica bateu o Sporting, por 66-73, neste sábado, 4 de maio, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, em jogo das meias-finais da Taça Hugo dos Santos, carimbando o acesso à final da prova.

Os primeiros minutos foram renhidos e de escasso aproveitamento ofensivo (6-6). Após os leões conseguirem um ligeiro saldo positivo pela única vez na partida (8-6), Ivan Almeida, com um lançamento triplo, colocou as águias na liderança (8-9), de onde não mais saíram.

Ao longo do remanescente do 1.º quarto, impulsionados por Makram Ben Romdhane e Trey Drechsel (que, de resto, foram os melhores pontuadores do Benfica), os encarnados alargaram a sua vantagem até aos 12-20, resultado verificado no final do período.

Sporting-BenficaAinda que Sérgio Silva se tenha lesionado nesta fase, os benfiquistas iniciaram o quarto seguinte com um parcial de 3-7 – com direito a novo triplo de Ivan Almeida e grande afundanço de Trey Drechsel –, distanciando-se por 12 pontos (15-27).

Com ligeiras oscilações no placar – uma das quais perfez uma diferença de 15 pontos (31-46), a maior da contenda –, o Benfica manteve sensivelmente a mesma margem durante o restante do 2.º período, chegando ao intervalo a vencer por 32-46.

O Sporting teve uma grande entrada no 3.º quarto, reduzindo consideravelmente o desnível (39-46). No entanto, pese embora a superioridade dos opositores nestes 10 minutos, os comandados de Norberto Alves não permitiram maiores aproximações. À chegada ao último período, o marcador apontava 51-61.

Sporting-BenficaSempre mais eficazes nos lançamentos exteriores, as águias ainda se afastaram no começo do 4.º quarto com um triplo de Trey Drechsel (51-64), mas a formação verde e branca ripostou e relançou a disputa pelo acesso à final (66-67).A quatro minutos do fim, num momento vital do embate, Aaron Broussard concretizou um lançamento de três pontos (66-70) e, a partir de então, os encarnados cerraram fileiras, bloqueando todas as iniciativas oponentes. Até ao término do encontro, para além da solidez na defesa, o Benfica ainda voltou a pontuar, triunfando por 66-73.

Deste modo, os benfiquistas garantiram a presença na final da Taça Hugo dos Santos, na qual medirão forças com o FC Porto, também no Pavilhão Multiusos de Gondomar, às 16h30 deste domingo, 5 de maio.

Declarações Norberto Alves (treinador do Benfica): "Quem está na final merece estar na final, mas não foi um bom jogo de basquetebol. Nunca nos soltámos ofensivamente, e, defensivamente, não controlámos a tabela, o que não nos permitiu, após esforço da defesa, poder chegar e fazer o nosso jogo. Perdemos muitas energias, mesmo mentais, no ataque em cinco contra cinco, a pensar demasiado, e não nos soltámos. Acabámos por ganhar, mas, para ganhar a final, temos de jogar muito melhor."

Sporting-Benfica

Sporting-Benfica
66-73
Pavilhão Multiusos de Gondomar
Cinco inicial do Benfica
Aaron Broussard, Betinho Gomes, Toney Douglas, Terrell Carter e Ivan Almeida
Suplentes
Eduardo Francisco, José Barbosa, Trey Drechsel, Makram Ben Romdhane, Diogo Gameiro, Sérgio Silva e Daniel Relvão
Cinco inicial do Sporting
Temidayo Yussuf, Michael Moore, Litos Cardoso, Diogo Ventura e Diogo Araújo
Suplentes
Marko Loncovic, Dinis Cherepenko, Marvin Clark Jr., Salvador Gomes, André Cruz, Fabrizio Caetano e Denilson Tavares
1.º quarto2.º quarto3.º quarto4.º quarto
12-2032-4651-6166-73
Pontuadores do Benfica
Makram Ben Romdhane (15), Trey Drechsel (14), Ivan Almeida (12), Aaron Broussard (11), Betinho Gomes (8), Toney Douglas (4), Terrell Carter (4), José Barbosa (3) e Diogo Gameiro (2)


Comentários

Modalidades Benfica Recomenda

Mensagens populares deste blogue

Sub-17 sagram-se tricampeãs distritais

Segunda metade penalizadora

Benfica volta a vencer o Prémio Assistências