E PLURIBUS UNUM


  Benfica Glorioso  
  BTV  
  BTV  
  BTV 
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV 
  BTV  
  BTV  

E PLURIBUS

Camisola Principal Benfica 24/25

Edição de sexta-feira, 13 de agosto 2024

Resiliência e frieza abriram a porta da final



Supertaça
Feminina
Meia-final
RESULTADO FINAL (GP)
INT: 0-1
FIM DOS 90': 1-1
Benfica1 (3)
Damaiense1 (1)
Marcadoras
Cristina Prieto 80'Tânia Mateus 28'
Desempate por penáltis
Carole Costa marcou
Marit Lund falhou
Marie Alidou marcou
Anna Gasper marcou
Lidiane Antunes falhou
Nicole Nunes falhou
Inês Matos marcou
Tânia Mateus falhou

Benfica empatou 1-1 com o Damaiense nos 90 minutos regulamentares do jogo da meia-final da Supertaça Feminina. No desempate por grandes penalidades, triunfo por 3-1 que valeu às águias um lugar na final de sexta-feira, 23 de agosto.

Na sequência do anúncio da sua retirada e da sua integração no staff multidisciplinar da equipa feminina de futebol, Sílvia Rebelo foi alvo de uma homenagem antes do pontapé de saída da partida disputada no Campo n.º 1 do Benfica Campus. Aplausos do público para uma jogadora que capitaneou as Inspiradoras durante seis temporadas (136 jogos) e balanço dado para o primeiro jogo oficial da época 2024/25.

BenficaAos 9', o Damaiense foi a primeira equipa a criar perigo, com Gabi Gonçalves a rematar por cima em boa posição. Motivada pelo bom início de jogo, a equipa forasteira continuou a atacar e, aos 28', fez o 0-1. Aproveitando uma escorregadela de Marit Lund, Tânia Mateus ficou com a bola e rematou forte de fora da área por cima de Rute Costa, que ainda tocou no esférico antes de este entrar.Em desvantagem, as Inspiradoras começaram, aos poucos, a tomar as rédeas do encontro, mas depararam-se com algumas dificuldades para ultrapassar a muralha defensiva adversária. Aos 33'Cristina Prieto não conseguiu superar a guarda-redes Guro Pettersen, após um passe longo bem medido de Carole Costa, e, aos 41' foi a vez de Andreia Faria disparar de longe, para fora.

BenficaNa segunda parte, o Damaiense procurou, exclusivamente, segurar a vantagem, e as águias partiram para o assalto à área adversária. No entanto, a pontaria continuava a errar o alvo, como se viu nos remates, para fora, de Andreia Faria (49')Cristina Prieto (57) e Marie Alidou (67').Circulando a bola com paciência e critério, as Inspiradoras não se deixaram afetar pelo correr do tempo e, aos 80', chegaram ao merecido empate. Após uma boa troca de passes à entrada da área do Damaiense, Andreia Faria desmarcou Catarina Amado no lado direito, e a lateral cruzou para o segundo poste, onde Cristina Prieto cabeceou para as redes. Igualdade restabelecida e tempo suficiente para pensar na reviravolta no tempo regulamentar.

BenficaSem tirar o pé do acelerador, o Benfica carregou e dispôs de três excelentes oportunidades para resolver a partida. Aos 82', numa jogada semelhante à do 1-1, Cristina Prieto não conseguiu desviar o cruzamento de Catarina Amado para as redes, e, aos 90'+3', a guarda-redes Melissa Dagenais (lançada após o intervalo) negou o golo a Marie Alidou com uma grande defesa. Nos últimos segundos (90'+4')Marit Lund cruzou para a área e Cristina Prieto rematou à barra.Com o 1-1 a estender-se até ao apito final, a vaga na final da Supertaça acabou decidida no desempate por grandes penalidades, onde Rute Costa esteve em destaque. Numa demonstração de frieza e concentração, a guarda-redes do Benfica defendeu três dos quatro penáltis do Damaiense, enquanto Carole CostaMarie Alidou e Anna Gasper converteram as respetivas cobranças (Marit Lund atirou ao lado) para sentenciarem a vitória por 3-1.

Ultrapassada a meia-final, o Benfica vai, agora, enfrentar o vencedor da eliminatória entre Racing Power e Sporting. A decisão da Supertaça está agendada para sexta-feira, 23 de agosto (20h45), no Estádio do Restelo, em Lisboa.

Filipa Patão e Rute CostaFilipa Patão (treinadora do Benfica): "Primeiro, dar os parabéns ao Damaiense, foi uma equipa que nos dificultou muito o trabalho. Já estávamos à espera, porque sabíamos que o Damaiense se reforçou muito bem, tem uma equipa técnica muito competente e sabemos que, com a equipa que montou para este ano, vai ser, com toda a certeza, difícil para qualquer adversário. Tivemos de lidar com muitas coisas, nomeadamente com o calor que estava, e as nossas jogadoras sentiram isso, mas é para as duas equipas. Para uma equipa que não quer assumir tanto o jogo, que está mais fechada, só a conter e a fechar o bloco, claro que facilita um bocadinho mais. Para nós, que temos de andar a encontrar espaços e a circular rápido, dificultou-nos, principalmente com a velocidade da bola a correr no relvado. Temos de ultrapassar essas situações, e foi disso que falámos ao intervalo. Estávamos com um jogo muito lento, a circular pouco a bola, e a uma velocidade que não era vantajosa para nós. Tínhamos de variar mais rápido para desposicionar o bloco do Damaiense – que acabou por ser muito compacto, a defender com as 11 jogadoras – e sair em transição. Na segunda parte começámos a criar oportunidades para fazer golo, não o conseguimos fazer nos primeiros minutos, mas acreditámos sempre que conseguíamos dar a volta. Assim aconteceu, e, apesar de termos feito o empate no tempo regulamentar, ainda podíamos ter feito o 2-1. Fomos competente nos penáltis, e um campeão também se faz disto, de momentos difíceis e de resiliência."Rute Costa (guarda-redes do Benfica): "[Defesa de três penáltis] Sem dúvida que é um momento muito emocionante. Nós, guarda-redes, sabemos que é um momento em que podemos fazer a diferença. Tal como no decorrer do jogo eu acreditava que era possível ganhar, foi só levar esse acreditar até ao fim. Felizmente, defendi três penáltis e consegui ajudar a equipa. É o mais importante. [Análise do jogo] Agora, no início da época, não há muita informação sobre os adversários e, portanto, temos sempre um papel de preocupação e de tentar perceber o que pode acontecer. Sabíamos que não ia ser um jogo fácil. O lado competitivo também é importante para a nossa Liga. Foi um jogo complicado, sabíamos disse, e, felizmente, conseguimos dar a volta ao resultado."

Benfica

Supertaça Feminina | Meia-final | 17/08/2024
Benfica-Damaiense
1-1 (3-1 gp)
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica
Rute Costa, Marit Lund, Cristina Prieto, Andreia Norton (Pauleta, 77'), Andreia Faria, Carole Costa, Catarina Amado, Marie Alidou, Anna Gasper, Chandra Davidson (Beatriz Cameirão, 58') e Laís Araújo (Christy Ucheibe, 58')
Suplentes
Thais Lima, Joana Silva, Beatriz Cameirão (58'), Nycole Raysla, Letícia Almeida, Christy Ucheibe (58'), Pauleta (77') e Neide Guedes
Treinadora do Benfica
Filipa Patão
Onze do Damaiense
Guro Pettersen (Melissa Dagenais, 46'), Inês Matos, Daniela Santos, Tânia Mateus, Nicole Nunes, Lidiane Antunes, Gabi Gonçalves, Anna Torslov, Joana Dantas (Ema Cruz, 68'), Madalena Contente (Inês Moreira, 88') e Sydney Parker
Suplentes
Carolina Jóia, Melissa Dagenais (46'), Inês Moreira (88'), Ema Cruz (68'), Carolina Costa, Marie Blommaert e Catarina Almeida
Ao intervalo0-1
Golos
Benfica: Cristina Prieto (80'); Damaiense: Tânia Mateus (28')
Golos no desempate por penáltis
Benfica: Carole Costa, Marie Alidou e Anna Gasper; Damaiense: Inês Matos


Comentários

Modalidades Benfica Recomenda

Mensagens populares deste blogue

Sub-17 sagram-se tricampeãs distritais

Segunda metade penalizadora

Trio de águias em novo triunfo de Portugal