E PLURIBUS UNUM


  Benfica Glorioso  

E PLURIBUS

Camisola Principal Benfica 24/25

Edição de sexta-feira, 11 de abril 2025

Os três pontos houveram de vir de Viana


 

Campeonato Nacional
12.ª jornada
1.ª fase
RESULTADO FINAL
VC Viana0
Benfica3
1.º set2.º set3.º set
24-2623-2516-25

Num encontro mais equilibrado do que o 0-3 pode dar a entender, o Benfica acabou mesmo por trazer os três pontos da visita ao VC Viana, neste sábado, 14 de dezembro, pela 12.ª ronda do Campeonato Nacional.

No Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, entrou melhor o Benfica, cavando logo uma diferença de 1-4, mas o VC Viana acordou e equilibrou a contenda, logrando o primeiro empate aos 4-4. Esta seria a tónica do 1.º set, em que quem conseguia distanciar-se no marcador era pouco depois apanhado. E foi a 24-24 que as equipas empataram pela última vez neste parcial, com o Benfica a superiorizar-se por 24-26 e vencendo o 1.º set.

O arranque do 2.º parcial foi o inverso do anterior, pertencendo aos minhotos o ascendente inicial, mas logo as águias reagiram. O braço de ferro no placar, com vantagens curtas ora para um lado, ora para o outro, prolongou-se até aos 23-23, até que o Benfica fechou o set em 23-25, colocando-se a vencer por 0-2.

Tomás Natário TeixeiraNo 3.º set, após um 0-4 construído em cima do que parecia ser o desmoralizar dos anfitriões, logo a toada de equilíbrio voltou. Porém, por pouco tempo. Os encarnados começaram a amealhar diferenças cada vez maiores, que chegaram aos nove pontos, fazendo deste o parcial mais desequilibrado de todo o jogo. O score final – 16-25 – ilustra isso mesmo. Apesar da boa réplica da equipa de Viana, os três pontos houveram mesmo de vir para a Luz, com uma vitória por 0-3. O Benfica volta à quadra na quinta-feira19 de dezembro, deslocando-se a Itália, a casa do Trentino, para a 2.ª mão dos oitavos de final da CEV Volleyball Cup, numa partida com início marcado para as 18h00.

Marcel MatzDeclarações Marcel Matz (treinador do Benfica): "O problema, muitas vezes, passa por essa aparente tranquilidade, achar que, na hora em que se quiser jogar, se vai conseguir jogar. Vimos cometendo algumas falhas que na hora mais apertada não se podem cometer. Não tirando o mérito das coisas boas que o Viana fez hoje, acho que é uma equipa que veio rodando bem no ataque, no 1.º e no 2.º set. Assim como nós, as duas equipas rodando bem. Tentou um pouco direcionar o serviço, mas direcionou e aliviou demais. Acho que também daí não leva o efeito que tem de causar, mas foi evoluindo. Alguns jogadores jogaram muito bem. Acho que o Banderó e o Japa jogaram muito bem hoje. Outros já tiveram um pouco menos de facilidade, vamos dizer assim. Não tiveram uma performance tão boa. Mas é continuar. Trabalhámos bem a semana, foi uma semana pesada de treino. Não houve jogo no meio da semana. É tentar colher os frutos numa próxima oportunidade um pouquinho melhor. [O jogo com o Trentino] Não é novidade para ninguém, são duas realidades muito diferentes: o Campeonato português e jogar contra equipas do Campeonato italiano, polaco, essas ligas muito fortes. E que estão acostumadas a jogar num nível muito alto. É uma qualidade muito grande. E nós tentamos enfrentá-los com o melhor que temos. Para nós é um desafio muito grande, mas é sempre uma coisa construtiva encontrar as melhores equipas, porque conseguimos acrescentar algumas coisas dentro do nosso dia a dia. Eles vêm de uma semana difícil lá no Brasil, pesada. E nós vamos dar o melhor possível para tentar a vitória, mas sabemos que é difícil. É preciso ganhar 0-3 ou 1-3, ir ao golden set. Mas o jogo cai para qualquer lado. Começa 0-0, e vamos tentar que caia para o nosso lado."

Campeonato Nacional (1.ª fase) | 12.ª jornada | 14/12/2024
VC Viana-Benfica
0-3
Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior
Formação inicial do Benfica
Pearson Eshenko, Tiago Violas, Japa, Peter Wohlfahrtstätter, Felipe Banderó, Pablo Natan e Ivo Casas (L)
Suplentes
Francisco Leitão, Nivaldo Gomez, Eduardo Brito, Tomás Natário Teixeira, Diogo Fernandes, Michal Godlewski e Bernardo Silva (L)
Treinador do Benfica
Marcel Matz
Formação inicial do VC Viana
João Cardia, Yuri Andrade, João Pontes, Yusniel Marti, Walter Lima, Taeho Lee e João Salgueiro (L)
Suplentes
João S. Oliveira, Duarte Monteiro, Afonso Felgueiras, Tiago Graça, Álvaro Ferreira, David Araújo e Rafael Silva (L)
1.º set2.º set3.º set
24-2623-2516-25


Comentários

Partilhar este post

Últimas Notícias

Mais lidas

Vitória com menos um em campo

Sub-15 festejam o título de campeãs nacionais

Álvaro Carreras: Defesa do Mês na Liga Betclic em março