E PLURIBUS UNUM


  Benfica Glorioso  

E PLURIBUS

Camisola Principal Benfica 24/25

Edição de sexta-feira, 28 de março 2025

"Boa exibição e uma reação fantástica"


 

Satisfeito pela conquista dos 3 pontos, após o triunfo do Benfica sobre o Rio Ave (2-3), neste domingo, 16 de março, Bruno Lage destacou a reação dos jogadores ao 2-2 e a forma como souberam batalhar pela vitória no Estádio do Rio Ave FC, na 26.ª jornada da Liga Betclic.

Na entrevista rápida, à Sport TV, o treinador dos encarnados realçou a qualidade da equipa. "Controlámos o jogo, criámos muitas oportunidades de golo, podíamos ter feito mais golos", disse, analisando com detalhe a forma como a partida se alterou com o 1-2.

"Depois surge o primeiro golo [do Rio Ave], num livre em que penso que [a bola] bate num jogador nosso, que trai o guarda-redes. O jogo fica dividido, o Rio Ave marca o segundo golo, mas nós tivemos uma reação fantástica. E isso revela aquilo que nós somos, a família... É aquilo que eu tenho repetido aos jogadores, a família, a equipa e a tropa que somosA equipa teve uma reação fantástica, das bancadas continuou a haver um enorme apoio, e a equipa depois faz duas ou três jogadas fantásticas, faz o terceiro, depois tem uma oportunidade para fazer o quarto com o Aktur [Aktürkoğlu]", afirmou Bruno Lage, concluindo que a vitória foi "justa" e "difícil" e alcançada com "uma grande exibição".

Rio Ave-BenficaElogiando a "qualidade" do trabalho de Petit, timoneiro dos vila-condenses, ao qual desejou "toda a sorte do mundo", Bruno Lage escalpelizou a forma como o coletivo encarou a adversidade (2-2), depois da tripla alteração operada. "Temos falado muito nisso, a equipa, a família, de querermos todos juntos, de jogarmos todos juntos, de partilha uns com os outros. Temos feito várias alterações no onze, temos feito várias alterações no decorrer dos jogos, duas e três substituições, e toda a gente está realmente a render e a corresponder. Recordo que o Zeki [Amdouni] há dois ou três meses não estava a jogar tão bem, e hoje volta a fazer uma grande exibição, até sai ligeiramente tocado, porque a ideia era fazer outra alteração", referiu.

"Nós estamos a sentir que está toda a gente a trabalhar para um objetivo, de dependermos apenas de nós no Campeonato. Temos a meia-final da Taça de Portugal para disputar. Por isso, isto dá-nos garantias de que estamos no caminho certo, e depois, com a onda vermelha que hoje se ouviu de cada lado, ainda melhor", reforçou.

Sobre a paragem competitiva que se segue devido aos compromissos das seleções, e a chamada de vários benfiquistas às mesmas, Bruno Lage lembrou que "os tempos mudaram": "Nós temos de arranjar respostas, porque temos um jogo extremamente difícil, mais uma saída, e temos de dar a resposta que demos hoje."

Questionado sobre Tomás Araújo, explicou que o defesa tem feito um "trabalho fantástico". "Ele tem acusado algum desgaste e, como tal, chegou ao intervalo, falou connosco, disse que não podia continuar, e entendemos fazer a alteração que fizemos", conforme enfatizou também na conferência de imprensa.

Quanto à virose, que o impediu de antever a partida, Bruno Lage revelou que disse aos jogadores que há duas coisas que o tornam melhor treinador: "Eles, pela qualidade individual, pela qualidade coletiva, e depois a minha equipa técnica."

"Realmente, nós já tínhamos preparado mais ou menos o jogo, faltavam os últimos detalhes, e tenho uma confiança enorme em todos eles, naquilo que são as tarefas diárias de cada um, o jogo foi muito bem preparado; eu só vi, dei a palestra final, e depois é o outro, que é o prazer que só eu tenho, eu e a equipa técnica que está comigo e os diretores, de ver esta equipa a jogar junto ao relvado", acrescentou o treinador.

Rio Ave-Benfica"BOA EXIBIÇÃO E REAÇÃO FANTÁSTICA" "Uma vitória muito importante, numa boa exibição e numa reação fantástica, fundamentalmente a partir do 2-2. Mas, começando pelo início, acho que tivemos 63 minutos de enorme qualidade, onde criámos imensas oportunidades de golo, num campo difícil, contra uma equipa bem orientada, que teve uma evolução muito boa com o Petit, e, por sinal, é a primeira vez que perde aqui em casa. Por isso, feliz por esse momento. Com o 1-2, o Rio Ave entra no jogo, marca o 2-2, mas a equipa tem uma reação muito boa a esse momento, faz o 2-3, faz duas/três jogadas de enorme qualidade. Por isso, quando olho para o jogo, estamos felizes, porque, realmente, num estádio difícil, vencemos, vencemos bem e conquistamos três pontos que são muito importantes para nós."

Rio Ave-Benfica"EQUIPA NUM BOM MOMENTO" E A "JOGAR BEM" "[Vitórias que podem dar Campeonatos] Claro que dão. Vencer fora, com estas equipas que tiram pontos a adversários diretos, dá Campeonatos, mas também pode tirar. Esse foi o alerta que eu fiz no final do jogo aos nossos jogadores. Vamos entrar numa sequência de mês e meio, em mês e meio vamos fazer nove jogos para o Campeonato. Sinto que a equipa está num bom momento, está a jogar bem. Criámos imensas oportunidades de golo, marcámos três, podíamos eventualmente ter feito mais um ou outro golo, mas não podemos cometer um ou outro deslize que permita ao adversário entrar para discutir o resultado depois daquilo que nós fizemos."

Rio Ave-BenficaFOCO, COMPROMISSO E UNIÃO" [As dificuldades trazidas pela paragem para compromissos das seleções] Nós temos de ter essa capacidade. Há uns tempos, cinco, seis anos, os tempos mudaram... os jogadores iam para a seleção e voltavam segunda, terça-feira para poder jogar no fim de semana seguinte. Mas neste momento as coisas estão diferentes, temos jogadores a chegar à quarta e à quinta-feira ainda para recuperar para jogar. Nós também tivemos de nos adaptar e evoluir. A equipa tem tido sempre um bom comportamento quando regressa e entra imediatamente na competição, e acredito, da forma como nós estamos, e foi visível aquilo que nós fizemos, olhando um pouco para trás no último mês e meio, foi realmente de bom, de qualidade, e a equipa, aquilo que vai fazer no próximo mês e meio, vai estar focada, vai estar comprometida, estão unidos, sente-se isso na equipa, o ambiente está bom, o apoio dos adeptos tem sido excecional, e hoje, mais uma vez, depois do 2-2, ainda mais apoio surgiu da bancada para a equipa conseguir chegar à vitória. Por isso, isso tudo junto, e perceber que faltam nove jogos para terminar o Campeonato e ter essa meia-final com o Tirsense, a equipa vai estar assertiva para perceber que vai ser muito importante dar continuidade ao trabalho que temos vindo a fazer."

Rio Ave-BenficaA EXPLICAÇÃO SOBRE TOMÁS ARAÚJO"[Compreende a explicação dada por Roberto Martínez para a não convocatória de Tomás Araújo para a Seleção?] Ouça, há sempre comunicação entre os clubes e a Federação. Eu já expliquei na flash, a Federação já explicou da parte deles, eu vou explicar hoje um pouco, fundamentalmente, o que é a carga do que é jogar a central. Ou, melhor, vou utilizar outra palavra, mais fácil de perceber; o esforço de jogar na posição como defesa-central e de jogar na posição de lateral. São corridas diferentes, têm corridas de maior intensidade, têm de fazer mais passes de maior intensidade, até mesmo os gestos técnicos são diferentes, é sujeito a mais cruzamentos, enfim. E ele [Tomás Araújo] tem sentido isso, tem sentido esse aumento de carga de um momento para o outro. E o facto foi que nós sentimos que entre jogos consegue recuperar, mas depois durante o jogo fica mais cansado. Vai ser bom para ele ter este momento para recuperar, e foi o facto que conseguiu jogar 45 minutos, e ao intervalo nós tivemos de o substituir."

Rio Ave-BenficaA MUDANÇA AO INTERVALO"[Recuar Aursnes e lançar Barreiro para o meio-campo] Era Leandro [Barreiro] ou Leandro [risos]. Olhe, tanto podia ser um jogador ou outro. Total confiança no Fredrik [Aursnes] ou no Leandro para defesa-direito. Mas sentimos, e o Barreiro oferece-nos isso, sentimos que estava a faltar um homem para fazer mais movimentos em diagonais; Zeki [Amdouni] e Pavlidis a vir muito para o jogo, assim como Bruma, e precisávamos de alguém para fazer contramovimentos. Foi apenas isso, por isso é que optámos. Falámos com o Fredrik, sem problema para jogar a defesa-direito, e entrou o Leandro [Barreiro], e entrou muito bem."

GRATO PELAS MENSAGENS DE APOIO

"Já agora, aproveito, porque no dia de ontem [sábado], enquanto tentava recuperar para estar aqui – porque eu queria estar aqui perante os jogadores –, fui recebendo imensas mensagens de apoio de amigos e, principalmente, de adeptos benfiquistas. Ainda não tive oportunidade de agradecer, e agradeço publicamente todo o apoio que recebi. Não foi nada de especial, foi apenas uma virose. É o que dá ter meninos pequeninos. Calhou-me a mim, está tudo bem, graças a Deus. Muito obrigado pela preocupação e pelas mensagens de apoio."

Comentários

Partilhar este post

Últimas Notícias

Mais lidas

"Justiça no resultado e na vitória"

Obrigado, Marie Alidou!