E PLURIBUS UNUM


  Benfica Glorioso  

E PLURIBUS

Camisola Principal Benfica 24/25

Edição de sexta-feira, 28 de março 2025

Muita determinação para ficar em vantagem


EHF European League
Play-off de acesso aos quartos de final
1.ª mão
RESULTADO FINAL
INT: 17-15
Benfica33
GOG31

No Pavilhão n.º 2 da Luz, nesta noite de terça-feira, 25 de março, com um brilhante desempenho frente ao GOG, o Benfica venceu a 1.ª mão do play-off de acesso aos quartos de final da EHF European League, por 33-31.

Os encarnados protagonizaram um arranque sensacional. Impulsionados pelas intervenções de Gustavo Capdeville na baliza, os comandados de Jota González conseguiram marcar quatro golos sem resposta, e, à passagem dos 4.30, o marcador assinalava 4-0.

Mesmo com alguns elementos condicionados, como admitiu o treinador encarnado na antevisão ao duelo, o Benfica esteve sensacional na forma como imprimiu velocidade em cada jogada, mantendo-se na liderança com o avançar do cronómetro (9-7, aos 13').

Benfica-GOGCom o apoio dos adeptos, as águias continuaram superiores, diante do vice-líder da liga dinamarquesa, nove vezes campeão nacional. Com Gustavo Capdeville em evidência, o Benfica voltou a ter quatro golos de avanço (13-9) e o treinador dos visitantes foi forçado a solicitar timeout, de forma travar o ímpeto das águias. Os dinamarqueses, que regressaram esta época à competição, após terem disputado a EHF Champions League nas duas últimas temporadas, sentiram muitas dificuldades. Numa fase em que teve dois jogadores excluídos em simultâneo, o GOG não encontrou soluções para furar a defesa encarnada. Porém, posteriormente, em igualdade numérica, a qualidade dos visitantes fez-se sentir, pois reduziram diferenças (15-13, aos 25.47).

Benfica-GOGAo intervalo, o Benfica vencia por 17-15. No recomeço, na sequência de um contra-ataque, Linus Persson igualou (17-17). E, em mais um contragolpe, o GOG colocou-se na frente pela primeira, por Joachim Lyng Als (20-21, aos 36').

Jota González pediu timeout, e apostando nos ataques sem guarda-redes na baliza, o Benfica consentiu mais um golo (21-23).

Uma defesa de Gustavo Capdeville motivou ainda mais as águias. A meio da segunda parte, o desafio estava empatado (26-26). Em contragolpe, Miguel Sánchez deixou o Benfica na frente e a partir daí, recuperada a desvantagem de dois golos, os encarnados cresceram.

Aos remates do GOG, Gustavo Capdeville, que teve 28% de eficácia ao defender 12 dos 43 remates dos oponentes, respondia com grandes intervenções, galvanizando os companheiros de equipa e os adeptos.

Benfica-GOGgolo de Alexis Borges cimentou o ascendente das águias (28-26). Aguerridos a defender, os jogadores do Glorioso fizeram com que o GOG incorresse na prática de jogo passivo, sem poder para marcar. Gabriel Cavalcanti deixou os Benfiquistas ao rubro, ao anotar o 29-26, aos 52'.

Ainda assim, nada estava decidido. Acumulando erros no ataque, o GOG falhou a aproximação ao Benfica, que manteve o discernimento para controlar e gerir o desafio. Assim, venceu os dinamarqueses por dois golos: 33-31.

A eliminatória será sentenciada em Svendborg, no dia 1 de abril, data da 2.ª mão do play-off.

No calendário dos encarnados, segue-se a deslocação ao Pavilhão João Rocha, onde as águias vão enfrentar o Sporting, na 1.ª jornada da fase final do Grupo A do Campeonato Nacional.

Benfica-GOGDeclarações Jota González (treinador do Benfica): "Fomos muito penalizados pelas perdas de bola não forçadas. Marcámos muito poucos golos de contra-ataque, e eles são muito rápidos no contra-ataque e conseguiram muitos golos fáceis. Isso fez a diferença. De início, começámos bem, e a defesa 5x1 surpreendeu-os. Apesar de termos problemas em situações de um contra um, conseguimos correr, mas eles são muito bons a defender o um contra um. E no jogo com o pivô, por vezes não nos marcavam faltas, o que nos penalizou no contra-ataque. Vencemos, que é o mais importante, mas com dois golos de vantagem será complicado. Há que jogar muito concentrados para tentar ganhar [na Dinamarca] e tentar passar a eliminatória. Neste ano, em casa, temos obtido muito bons resultados. Jogar no nosso pavilhão está a ajudar-nos muitíssimo. O apoio dos nossos adeptos foi importante, ajudaram-nos nos momentos complicados, mesmo na segunda parte, quando eles estiveram a vencer por dois golos. Com o trabalho feito, merecíamos mais, mas é mesmo assim."

Benfica-GOGGustavo Capdeville (guarda-redes do Benfica): "Acho que foi uma partida à nossa imagem, que é muita ambição, muita garra. Perante as dificuldades, estarmos juntos, e acho que foi isso que aconteceu. Tivemos ali um momento menos bom na segunda parte, começámos a perder, unimo-nos e conseguimos vencer, é o mais importante. Acho que animicamente estamos bem, foi uma boa vitória, mas pouco ou nada representa, porque dois golos não é nada, e jogar fora é sempre difícil, e eles são uma grande equipa. Em casa, somos mais fortes, junto dos nossos adeptos, das pessoas que nos dão mais força. Acho que é isso que temos de salientar, é agradecer a todos os Benfiquistas que tiram uma parte do seu tempo para nos vir apoiar, são uma parte de nós. [Defesas] Fico feliz por ter ajudado."

Benfica-GOG

EHF European League | Play-off de acesso aos quartos de final (1.ª mão) | 25/03/2025
Benfica-GOG
33-31
Pavilhão n.º 2 da Luz
Formação inicial do Benfica
Gustavo Capdeville, Bélone Moreira, Christopher Hedberg, Gabriel Cavalcanti, Ander Izquierdo, Stiven Valencia e Alexis Borges
Suplentes
Bernardo Almeida, Fábio Silva, Aldo Pagliotta, Ole Rahmel, Rui Baptista, Filip Taleski, Demis Grigoras, Egon Hanusz e Miguel Sánchez
Treinador do Benfica
Jota González
Formação inicial do GOG
Peter Johannesson, Lasse Vilhelmsen, Frederik Tilsted, Henrik Jakobsen, Joachim Lyng Als, Hjalte Lykke e Anton Lindskog
Suplentes
Salah Boutaf, Nicolai Pedersen, Kasper Pedersen, Frederik Emil Pedersen, Tobias Grondahl, Oskar Rasmussen, Kasper Kildelund, Linus Persson e Emil La Cour Andersen
Ao intervalo17-15
Marcadores do Benfica
Ander Izquierdo (7), Bélone Moreira (6), Gabriel Cavalcanti (5), Stiven Valencia (5), Miguel Sánchez (2), Christopher Hedberg (2), Rui Baptista (2), Egon Hanusz (2), Fábio Silva (1) e Alexis Borges (1)


 

Comentários

Partilhar este post

Últimas Notícias

Mais lidas

Obrigado, Marie Alidou!

"Justiça no resultado e na vitória"