E PLURIBUS UNUM


  Benfica Glorioso  
  BTV  
  BTV  
  BTV 
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV 
  BTV  
  BTV  

E PLURIBUS

Camisola Principal Benfica 25/26

Edição de sexta-feira, 27 de junho 2025

Benfica já utilizou 40 jogadores esta época, superando o Sporting


 Com as três estreias registadas no jogo da Taça, o Benfica passa a ter mais jogadores utilizados que o rival. Líder do Sporting realçou os 37 (são 38) elementos que foram lançados esta época para combater a onda de lesões. Bruno Lage aumentou a contagem benfiquista logo a seguir para históricos… 40.

Frederico Varandas, presidente do Sporting, deu o mote quando se referiu ao número de jogadores já utilizados pela equipa principal dos leões na época em curso, mas Bruno Lage fez questão de alterar os dados em jogo e mudar os termos da equação. Com as três estreias promovidas diante do Tirsense, o Benfica superou as contas do eterno rival e estabeleceu um novo recorde no “duelo” de números com os dois maiores adversários.

“Tivemos de jogar com Eduardo Felicíssimo, José Silva, Lucas Anjos, Alexandre Brito, Kauã... O Sporting já jogou com 37 jogadores, estou no futebol desde 2007 e não tenho memória de algo assim”, afirmou o líder dos verdes e brancos momentos depois de ter carimbado em definitivo o bilhete para a final da Taça de Portugal, ao derrotar (pela segunda vez) o Rio Ave. Frederico Varandas quis destacar publicamente que os inúmeros problemas que vários jogadores do plantel principal tiveram com lesões obrigaram a lançar mais jovens pela formação A. Não foram 37, mas sim 38, registo que passou a ser recorde leonino neste capítulo e até o era em comparação com os outros clubes grandes.

Horas depois, o Benfica entrou em campo na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal diante do Tirsense. O conforto do 5-0 no primeiro jogo e a enorme diferença para a equipa do Campeonato de Portugal convidaram a poupanças, que Bruno Lage transformou em oportunidades para acrescentar estreias ao seu currículo e dos jovens que lançou nos minutos finais. Estreou Joshua Wynder no jogo em Barcelos diante dos jesuítas, somou à lista André Gomes, João Veloso e Hugo Félix na segunda mão, em pleno Estádio da Luz.

Num curto espaço de tempo, o Benfica passou de 36 para 40 jogadores utilizados durante apenas uma temporada, superando o anterior principal registo das águias, averbado por Roger Schmidt em 2022/23, com 37 jogadores usados durante a época que culminou com a conquista do título de campeão nacional. Superou os 36 de 2021/22 e os 35 de 2023/24, 2020/21 e 2014/15, mas também bateu os melhores registos de Sporting e FC Porto. Os leões, como referido, chegaram esta época aos 38 elementos utilizados, número sem igual em toda a sua história, enquanto os dragões, com 33 atualmente, têm como registo superior os 37 lançados em 2021/22.

Como curiosidade comparativa, refira-se que o recorde nacional de todos os tempos entre equipas habituadas aos voos pelo topo da tabela está na posse do… Braga. Esta época, Carlos Carvalhal já usou 37 jogadores, mas esse número foi superado em 2021/22, com um total de… 41 elementos. Olhando para o Vitória de Guimarães, já lançou na época em curso 33 e o seu número máximo foram 38 em 2022/23.

Comentários

Partilhar este post

Últimas Notícias

Mais lidas

Parabéns pelo 12.º Campeonato Nacional consecutivo!

Benfica-FC Porto: Jogo 2 da final da Liga promete (ainda) mais emoção

Bruno Lage sobre João Félix e a conversa com Rui Costa sobre reforços: "Foi realmente nesse sentido..."