E PLURIBUS

Camisola Principal Benfica 23/24

EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO 2024

"Temos um plantel com muita qualidade e diferentes opções"


 

De olhos postos na posição cimeira da Liga Betclic, o Benfica enfrenta o Famalicão nesta sexta-feira, 29 de dezembro. Na antevisão ao embate da 15.ª jornada da competição, que terá lugar no Estádio da Luz, às 18h45, Roger Schmidt referiu que o estado de espírito da equipa está "bom".

Frente a uma "equipa extremamente organizada, compacta, com muita qualidade", o treinador das águias alertou para a necessidade de ser paciente, acrescentando que os encarnados estão preparados para realizar uma "boa exibição".

Em conferência de Imprensa, no Benfica Campus, Roger Schmidt deu conta da indisponibilidade de Tengstedt, devido a lesão, bem como de Di María, cuja decisão de estar ausente, tinha sido tomada anteriormente, e revelou que Neres está a cumprir as últimas etapas da recuperação no relvado com programas individuais personalizados.

Benfica

Depois da pausa para o Natal, o que espera do último jogo do ano, frente ao Famalicão?

Queremos fazer um bom jogo, queremos alcançar uma vitória, é o nosso objetivo. Jogámos frente ao Famalicão há umas semanas, para a Taça de Portugal, portanto, sabemos perfeitamente que vamos jogar frente a uma equipa extremamente organizada, compacta, com muita qualidade, quer coletiva, quer individualmente, particularmente na zona ofensiva. Sabemos, do mesmo modo que precisámos de paciência para decidir o jogo da Taça, e amanhã será igual. Esperamos um jogo difícil, mas estamos bem preparados. O espírito da equipa está bom. Estamos preparados para fazer uma boa exibição.

Quais as maiores dificuldades que espera por parte do Famalicão? As ausências no Benfica, entre a suspensão de Otamendi e os jogadores lesionados, preocupam-no para este jogo?

Na minha opinião, o Famalicão está a jogar muito bom futebol, não só por estar bem classificado na Liga. Jogam bom futebol taticamente e têm um plano claro de como querem comportar-se com e sem bola. Jogam futebol desde trás, e têm coisas especiais como muitos cruzamentos, trocas de jogadores e jogadores nas alas que conseguem acelerar os momentos de ataque. Têm um atacante muito forte no centro do ataque, que é muito bom quando há cruzamentos, por isso, é preciso ter cuidado. Eles desafiam-te sempre a jogar um jogo intenso, estão preparados para isso. Esperamos um jogo difícil. Física e taticamente, temos de estar num nível de topo. Temos alguns problemas para resolver para amanhã [sexta-feira], mas nestes momentos estou completamente focado nos jogadores que estão disponíveis. Vejo uma equipa que no treino está muito bem, em muito boa forma, e quando perdemos alguns jogadores, é sempre uma oportunidade para outros se mostrarem. Às vezes estes momentos são necessários. Pode ser uma vantagem para as semanas que se seguem. Se alguns jogadores fizerem um muito bom trabalho amanhã [sexta-feira], poderão ser mais do que opção no banco.

Benfica

"Esperamos um jogo difícil, mas estamos bem preparados. Estamos preparados para fazer uma boa exibição"

Roger Schmidt

Já disse que a equipa está muito bem. Acha que esta é a fase em que a equipa está mais próxima do que foi feito na época passada?

Acho que já fizemos muito bons jogos nesta época. Isso foi abalado pelos desempenhos na Liga dos Campeões, porque não estivemos a um nível de topo, mas vejo que neste momento, já há algumas semanas, a equipa tem jogado a um nível muito bom. A abordagem é um pouco diferente da época passada, porque temos jogadores diferentes em certas posições, mas voltou a haver equilíbrio. No ataque, estamos bem, com muita flexibilidade. Estamos bem nos momentos de pressão e nas transições depois de recuperarmos bolas. Há vários aspetos em que, tal como na época anterior, mostrámos um nível muito bom, mas um pouco diferente da época passada. Temos de ser mais eficientes. É algo que temos de melhorar. Há que saber aproveitar as oportunidades da melhor forma, porque temos falhado muitas ocasiões de golo. Esse é o maior progresso que podemos fazer. A estatística é clara. Mas para mim, é importante criar ocasiões. Vejo alegria em campo, muita ligação entre jogadores e muito trabalho. A mescla está lá. Acho que estamos no mesmo nível da época passada.

Não pode contar com Otamendi e Di María. Quanto a Tengstedt, poderá contar com ele?

Nico [Otamendi] está castigado e está fora do jogo. A decisão de dar alguns dias extra ao Angel [Di María] foi tomada há muito tempo, por razões pessoais, mas também porque teve muitos jogos pelo Benfica e pela sua seleção. Tendo em conta os jogos que teremos nas próximas semanas e meses, com calendário difícil, foi inteligente aproveitar para lhe conceder uns dias extra de descanso. Quanto a Casper [Tengstedt] lesionou-se ontem [quarta-feira], está fora do jogo de amanhã [sexta-feira] e provavelmente para os próximos jogos em janeiro. Temos de encontrar soluções, mas temos um plantel com muita qualidade e diferentes opções. Teremos uma equipa muito boa amanhã [sexta-feira] em campo.

Benfica

Confirma que David Neres está de regresso ao Seixal? E qual pode ser a sua importância para o resto da temporada?

Sim, está de regresso, posso confirmá-lo. Está de volta aos treinos individuais, a fazer as últimas etapas da recuperação no relvado com programas individuais personalizados. Esperemos que em janeiro se possa juntar à equipa e que esteja pronto para a competição. Sabemos que tem capacidade para mudar o rumo de um jogo quando está em boa forma. Já demonstrou nesta temporada que está num nível alto. Infelizmente, teve alguns problemas relacionados com lesões no início da época, e agora também, mas espero que fique como novo. Está extremamente motivado, sei que vai voltar em boa forma física. É um dos jogadores de topo do Benfica, e estamos extremamente satisfeitos com o seu regresso.

Já fez uma avaliação do mercado? Que posições o Benfica quer reforçar nesta janela de transferências?

Penso que esta questão já foi respondida na última conferência de Imprensa. Na minha opinião, a janela de transferências do inverno é sempre muito especial e diferente da do verão. Claro que, por vezes, se fazem alguns ajustes no plantel, porque há jogadores que não estão contentes, ou não tiveram o tempo de jogo que esperavam e, por isso, estamos sempre a tentar ver o nosso plantel e estamos preparados para algumas mudanças. Se haverá mudanças em janeiro, não o posso dizer hoje. Conhecemos o mercado, de momento temos uma equipa muito boa, estamos bem no geral, como já o disse. Esperamos que Juan Bernat, Alexander Bah e David Neres voltem em janeiro, talvez em meados de janeiro. Aí teremos uma situação diferente. Não estamos sob pressão. Caso aconteça, ou não, alguma coisa, estamos bem.

Benfica

"[Neres] Está de volta aos treinos individuais, a fazer as últimas etapas da recuperação no relvado com programas individuais personalizados. Esperemos que em janeiro se possa juntar à equipa e que esteja pronto para a competição"

Com o mercado à porta, o que pensa que pode acontecer a jogadores como António Silva e João Neves?

Falo com os jogadores todos os dias. Estamos a meio da época, e, claro, temos grandes objetivos para o Benfica. Não queremos deixar sair nenhum desses jogadores, porque precisamos deles para os alcançar. Ninguém se quer ir embora, não tenho dúvidas disso.

Arthur Cabral ainda não se assumiu como titular. Conta com ele?

Está há meio ano no Clube. Não teve um começo fácil, não foi perfeito, mas tem estado muito bem nos treinos e trabalhado muito para se mostrar no Benfica. O objetivo dele é ser um grande avançado para o Benfica e tem o nosso apoio. Esse tema da saída não se coloca. Assinou por vários anos, tem qualidade e mentalidade e estamos trabalhar para que esteja a um nível topo. Isso [saída] não é assunto.


Comentários

Modalidades Benfica Recomenda

Mensagens populares deste blogue

Sub-17 sagram-se tricampeãs distritais

Segunda metade penalizadora

Benfica volta a vencer o Prémio Assistências